Muitos brasileiros que possuem cidadania italiana tem dúvida com relação ao registro de residência exigido pelo governo para cidadãos que moram fora da Itália. A seguir confira como funciona o registro e para que serve.
[bsa_pro_ad_space id=16]
Registro de Residência Italiano
Todos aqueles que possuem a cidadania italiana tiveram a necessidade de registrar a sua residência junto ao governo da Itália. Aqueles que realizam seu processo de cidadania na Itália, devem ter a residência em alguma cidade italiana, aqueles que fazem no Brasil, ficam registrados nos Consulados Italianos em território brasileiro e os que obtem a cidadania no Reino Unido, tem a sua residência na Inglaterra.
Toda vez que um cidadão italiano muda de cidade ou país, é necessário informar e atualizar os seus dados junto ao governo da Itália. Isso é necessário porque se o portador da cidadania precisa obter a emissão ou renovação de documentos de identidade, através dos Consulados, ele só poderá ser atendido caso tenha a sua residência registrada naquele local.
Se o portador do passaporte italiano mora no Reino Unido e precisa fazer um nova carta de identidade italiana ou renovar seu passaporte, ele só conseguirá fazer isso, caso tenha atualizado seus dados com o Consulado Italiano.
A.I.R.E.
Para os cidadãos italianos que não residem na Itália foi criado um sitema de cadastro específico, o A.I.R.E., que significa “anagrafe per gli italiani residenti all’estero”, ou em português, Registro para italianos residentes no exterior.
Dessa maneira, se você reside no Reino Unido e possui cidadania italiana, deve atualizar seu A.I.R.E. no Consulado para que possa ter acesso aos serviços e a assistência do governo da Itália. A Inscrição no A. I.R.E. é um direito e dever de cada cidadão italiano. O processo de mudança de registro de residência dura 6 meses.
eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!
Faça como mais de 87.500 seguidores que descobriram o básico sobre Londres antes mesmo de chegar na terra da Rainha.