Leadenhall Market é um mercado coberto que fica na cidade de Londres. De um modo mais específico, esse mercado fica na Gracechurch Street (entrada principal). Esse local também possui mais duas entradas: a da Whittington Avenue (entrada norte) e a da Lime Street (entrada sul).
Esse mercado possui várias passagens estreitas que servem como acesso para os pedestres. Além disso, a localização dele é no centro financeiro de Londres, o que lhe faz ganhar ainda mais destaque na região. Atualmente, o horário de entrada desse mercado é das 10h00 às 18h00, todos os dias da semana.
O Leadenhall Market é um dos mercados mais antigos da cidade londrina. Apesar de seu atual prédio ter sido feito em 1881, há registros de que esse mercado existe desde o século XIV, sendo um dos mais antigos da cidade.
Ao longo deste texto, você conhecerá um pouco melhor o Leadenhall Market.
Leadenhall Market – História
Como foi dito acima, o Leadenhall Market existe desde o século XIV. De acordo com uma lenda urbana, o nome desse mercado seria um trocadilho com a expressão “Leather-hall” (salão do couro), mas isso é bem discutível.
Segundo o antigo historiador John Stow (1525-1605), a história do Leadenhall Market começou em 1446, quando o carpinteiro e então prefeito de Londres, Simon Eyre, resolveu construir um “Leaden hall” (salão de chumbo) para abrigar um celeiro de milho na cidade.
Existe outra história ligada à criação do Leadenhall Market. Alguns registros mostram que, no século XIV, antes da construção do atual prédio, já havia um mercado de aves funcionando naquele local. Esse comércio ficava ao lado de um edifício que se chamava La Ledene Hall, uma provável referência ao teto de chumbo do prédio (chumbo em inglês significa “lead”).
Com o passar do tempo, aquele mercado de aves evoluiu e atraiu vários tipos de comerciantes. Após o Grande Incêndio de Londres em 1666, o Leadenhall Market foi reformado e ganhou um teto. Em 1881, uma nova estrutura foi construída visando substituir o que restava da antiga.
O novo Leadenhall Market foi projetado pelo arquiteto Sir Horace Jones (1819-1887). Esse arquiteto ficou famoso por ter feito várias obras em Londres, como os mercados de Billingsgate (peixe) e Smithfield (carnes), além da Tower Bridge.
Arquitetura Leadenhall Market
A arquitetura do Leadenhall Market é algo que chama a atenção das pessoas. As duas galerias principais são cobertas pelo teto feito com vidro e ferro fundido. Além disso, existe uma bela cúpula no local onde as galerias se encontram.
As paredes das lojas possuem as cores vinho e bege. O mais interessante é que, para qualquer lado que se olhe, sempre haverá algum detalhe artístico. Por exemplo, existem dragões prateados nos topos de cada coluna e um belo trabalho de gesso entre cada janela.
As entradas do Leadenhall Market possuem um formato de pórticos ornados e se destacam muito pelos dragões prateados, que representam a cidade de Londres. A entrada principal desse mercado fica na Gracechurch Street, no entanto, existem outras entradas na Whittington Avenue e na Lime Street.
Comércios
Atualmente, o Leadenhall Market possui 23 comércios ligados a refeições e bebidas, entre eles pubs, restaurantes e bares. Ademais, esse mercado também possui 20 lojas das mais variadas possíveis. É possível encontrar lojas de canetas, de flores, de acessórios, entre outras coisas.
Os principais frequentadores do Leadenhall Market são os funcionários dos bancos e das empresas de Londres. Por conta disso, é muito comum ver pessoas que lidam com o setor administrativo passeando no local antes de ir para casa.
Entre os vários comércios que existem no Leadenhall Market, existem alguns que merecem um destaque especial:
- Cheese at Leadenhall – essa loja é uma excelente opção para quem gosta de queijo, pois vende vários tipos dele. Além disso, esse local também trabalha com vinhos, tornando-o ainda mais interessante.
- Gino D’Acampo / My Pasta Bar – comida italiana de qualidade por preços acessíveis;
- The Lamb Tavern – um pub tradicional que possui um restaurante;
- We Grill – um local que vende espetinhos à inglesa.
Deseja conhecer mais pontos turísticos na capital? Faça uma visita ao Museu da Moda em Londres!
Leadenhall Market: Curiosidades
Em 1972, o Leadenhall Market foi tombado como um listed building (patrimônio histórico) de grau II.
Entre 1990 e 1991, o Leadenhall Market foi reformado visando à melhora de sua aparência. Essa manobra realçou o caráter e o aspecto arquitetônico do mercado. O processo de reforma deu tão certo que, em 1994, o mercado recebeu uma honraria do Civic Trust Awards.
O Leadenhall Market também possui uma ligação interessante com o mundo do cinema. Por exemplo, esse mercado já apareceu em uma cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).
Esse mercado também apareceu nos filmes A Morte Segue Seus Passos (1975), Hidden City (1987), O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009), Love Aaj Kal (2009) e Além da Vida (2010). Em 1991, ele também foi usado como cenário no videoclipe musical “Love to Hate You”, do Erasure.
O Leadenhall Market também contribuiu para os Jogos Olímpicos de 2012, pois parte do trajeto da maratona incluía as entradas de Whittington Avenue e de Lime Street.
eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!
Faça como mais de 87.500 seguidores que descobriram o básico sobre Londres antes mesmo de chegar na terra da Rainha.