fbpx
Convent Garden Londres

Covent Garden é um distrito inglês que fica na região de Westminster, em Londres, e também numa parte do burgo de Camden. Um dos locais mais famosos desse distrito é a Igreja de São Paulo, célebre por conta de seus vários espetáculos artísticos.

As delimitações desse distrito são: High Holborn, ao norte, Kingsway, a leste, Strand, ao sul, e Charing Cross Road, a oeste.

Outro local bem conhecido desse distrito é a Covent Garden Piazza, uma praça que fica no centro geográfico do distrito. Nesse local, havia um grande comércio de frutas, legumes e flores entre o século XVI e o ano de 1974.

Contudo, as vendas desse mercado começaram a perder força quando o New Covent Garden Market (“Novo Mercado de Covent Garden”) surgiu e focou seu trabalho nas vendas por atacado. Atualmente, o New Covent Garden Market fica no bairro londrino de Nine Elms.

As regiões do Covent Garden que estão mais próximas a Londres são Soho, St James’s, Bloomsbury e Holborn. Ao longo deste texto, você conhecerá um pouco mais sobre o distrito de Covent Garden.

Covent Garden Londres – Resumo da história

convent-garden-londres

A expressão “Covent Garden” significa “jardim do convento”. Basicamente, o distrito recebeu esse nome porque, no século XVI, ele era apenas um jardim ligado a um convento. Naquela época, os monges da Abadia de Westminster cultivavam suas hortas naquela região.

Como os monastérios se dissolveram, o Rei Henrique VIII (1491-1547) pegou as terras dos monges e as distribuiu entre os seus amigos, algo comum entre os monarcas da época.

Nos anos 1600, os antigos jardins dos conventos passaram a ser dominados pela família Russell, cujos membros eram chamados de Condes de Bedford. Foi essa família que urbanizou a área e construiu uma praça naquela região. Por sinal, a praça planejada do Covent Garden (Covent Garden Piazza) foi a primeira a ser criada em Londres.

Depois que o Covent Garden foi urbanizado, um grande mercado passou a funcionar lá. Com o passar do tempo, a população do local aumentou e o mercado ganhou ainda mais força, o que lhe fez funcionar durante alguns séculos. O Covent Garden Market prosperou tanto que se tornou um dos maiores de Londres no quesito hortifrúti.

Em meados do século XX, o mercado estava tão requisitado que a infraestrutura do local já não era suficiente para atender aos clientes e aos próprios comerciantes. Por conta disso, o Covent Garden Market se mudou para o bairro Nine Elms em 1974, próximo à margem sul do Rio Tâmisa.

Atualmente, o New Covent Garden Market lidera o Reino Unido quando o assunto é venda de flores, verduras e frutas. A área desse mercado abrange mais de 50 hectares.

O primeiro prédio do mercado de Covent Garden, que já tinha mais de 200 anos, foi preservado e ficou fechado durante seis anos. Em 1980, o prédio foi reaberto como centro turístico e de comércio. Ele ainda recebe muitas visitas até hoje.

Está buscando por destinos famosos em Londres? Que tal conhecer o Museu de moda em Londres? Confira aqui no site os melhores pontos turísticos para sua viagem a capital!

Igreja de São Paulo – St Paul’s Church

Convent-garden-londres

Construída em 1631, a Igreja de São Paulo (St Paul’s Church) é muito conhecida e valorizada no distrito de Convent Garden. Contudo, é bom deixar claro que essa não é a icônica St Paul’s Cathedral, que também fica em Londres.

A St Paul’s Church ficou tão marcada pelas artes cênicas que recebeu o apelido de “igreja do ator”. Desde a sua fundação, a Igreja de São Paulo é associada às artes dramáticas, principalmente o teatro.

Ademais, ela também é lembrada por ter feito uma das primeiras apresentações registradas de teatro de marionetes, ainda no século XVII.

Foi essa apresentação que iniciou a tradição do teatro de marionetes Punch & Judy, algo que se tornou muito popular na Inglaterra. Sempre no mês de maio, um festival de Punch & Judy é organizado pela Igreja de São Paulo.

A Igreja de São Paulo é muito respeitada perante os anglicanos, pois é muito atuante em sua área. Além disso, ela tem sua própria companhia de teatro e costuma atuar como casa de espetáculos. Geralmente, a St Paul’s costuma apresentar cerca de 400 eventos por ano, entre concertos, peças e vários tipos de apresentações.

A igreja possui alguns memoriais que homenageiam vários artistas, inclusive o lendário Charles Chaplin. Um fato que deixou a St Paul’s ainda mais famosa foi a peça teatral Pigmaleão, do dramaturgo George Bernard Shaw. Foi essa peça que inspirou o filme My Fair Lady (Minha Bela Dama), de 1964.

De segunda a sexta-feira, a Igreja de São Paulo fica aberta ao público entre 8h30 e 17h00. Aos fins de semana, esse horário tende a mudar por conta dos diversos eventos que a igreja apresenta. Caso queira conhecer melhor a programação da Igreja de São Paulo, clique neste link.

Somerset House

convent-graden-londres

Outro local interessante do Covent Garden é o Somerset House. Esse palacete fica na divisa do Covent Garden, já próximo ao Rio Tâmisa. Mesmo assim, é ainda é possível chegar nele caminhando.

Construído em 1776, esse palacete está em um local onde havia um palácio da Era Tudor. O Somerset House foi criado em um local onde existiam vários palacetes. No entanto, atualmente ele é um dos poucos que ainda existem naquela região.

Hoje em dia, a Somerset House é um centro cultural que tem uma programação diversificada. Os eventos variam desde patinação no gelo até cinema a céu aberto. Ademais, o palacete também abriga o Courtauld Gallery, um museu de arte muito renomado.

eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!

eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!

Faça como mais de 87.500 seguidores que descobriram o básico sobre Londres antes mesmo de chegar na terra da Rainha.