fbpx
O que fazer em Piccadilly Circus?

Pertencente ao bairro de Westminster, a Praça Piccadilly Circus é um dos locais mais movimentados de Londres. Por conta disso, ela está sempre cheia de turistas. Como essa praça chama muito a atenção das pessoas, não é difícil ver muitas delas tirando fotos por ali.

Para quem pretende passear na capital britânica, essa praça se mostra uma excelente opção. Ao longo deste texto, você saberá o que fazer em Piccadilly Circus.

História de Piccadilly Circus

Construída em 1819, a Piccadilly Circus surgiu para ser o elo entre as ruas Regent St e Picadilly St. Desde que foi inaugurada, essa praça possui um enorme fluxo de pessoas, pois está no centro da área de teatros londrina.

A praça possui uma estação de metrô homônima cuja construção foi em 1906. Dois anos depois, houve a exposição do primeiro painel publicitário da Piccadilly Circus.

piccadilly-circus-londres- roteiros-turisticos.

A partir desse momento, muitos painéis com lâmpadas incandescentes foram colocados ao redor da praça. Posteriormente, as lâmpadas incandescentes foram trocadas por lâmpadas neon.

No começo da década de 1960, houve uma determinação para que a Piccadilly Circus fosse redesenhada. Após a sua expansão, a praça passou a suportar um fluxo maior de tráfego. Dessa forma, o comércio da área se intensificou e, por consequência, atraiu muitos turistas.

Em 1998, a Piccadilly Circus recebeu seu primeiro projetor informatizado e a responsável por isso foi a Coca-Cola. Nos anos 2000, houve uma mudança gradativa para as telas de LED. Por conta disso, todas as lâmpadas de neon foram substituídas em 2011.

Houve alguns momentos em que todas as luzes da Piccadilly se apagaram. Um deles foi em 1965, quando o antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill faleceu. Outro momento em que as luzes se apagaram foi em 1997, por conta do falecimento da princesa Diana.

Estátua memorial de Shaftesbury

piccadilly-circus-londres

A Fonte do Memorial de Shaftesbury (Memorial Fountain Shaftesbury) chegou ao lado sudoeste da Piccadilly Circus após a Segunda Guerra Mundial.

Construída entre 1892 e 1893, essa estátua é um símbolo dos trabalhos de Lord Shaftesbury (1801-1885), um político e reformador social da Era Vitoriana.  A estrutura desse memorial consiste em uma alta coluna e, no fim da mesma, uma estátua baseada em sua ponta. Feita de bronze e alumínio, a estátua mede 1097 cm x 518 cm.

Muitas pessoas associam a imagem dessa estátua a Eros, deus grego do amor e da afinidade. Na verdade, a estátua da Piccadilly Circus representa Anteros, irmão do deus grego do amor. Como ambos possuem semelhanças físicas na mitologia, confundir um com o outro não é nada incomum.

De acordo com o escultor Alfred Gilbert (1854-1934), Anteros era o deus do amor maduro e reflexivo, uma espécie de antítese de seu irmão. A mitologia grega pode ser bem curiosa.

Acesso à Piccadilly Circus

O jeito mais fácil de chegar à Piccadilly Circus é utilizando o metrô. A estação homônima desembarca na praça e é possível chegar nela utilizando as linhas azul-marinho e marrom.

O que fazer em Piccadilly Circus?

A Praça Piccadilly Circus possui muitos locais interessantes. Por conta disso, é possível passar várias horas lá, seja comprando, seja simplesmente admirando o local. Nos próximos parágrafos, você saberá o que fazer em Piccadilly Circus.

piccadilly-londres-viagem

Chinatown (400 m da estação Piccadilly)

Embora seja um local pequeno, o bairro “asiático” de Londres é muito interessante para um passeio. A Gerrard Street se destaca muito, pois além de suas estátuas de dragões, tem vários templos típicos da cultura chinesa.

Chinatown possui vários mercadinhos que vendem produtos típicos da China. Ademais, ele possui consultórios de medicina chinesa e mais de 80 restaurantes que lidam com as culinárias tradicionais da China, da Coreia do Sul, de Taiwan e da Malásia. A outra estação de acesso a esse bairro é a Leicester Square.

National Portrait Gallery (450 m da estação Piccadilly)

Com mais de 200 mil unidades, essa galeria de arte possui a maior coleção de retratos do planeta. A National Portrait Gallery apresenta retratos feitos de todos os modos possíveis, desde as pinturas da Idade Média até esculturas, fotografias e vídeos.

Ao visitar essa galeria, a pessoa reconhecerá várias personalidades nas obras, desde celebridades do Reino Unido até membros da família real. Além disso, a galeria também expõe a única pintura feita por William Shakespeare (1564-1616) durante a sua vida.

Além da estação Piccadilly Circus, as outras estações de acesso dessa galeria são a Leicester Square e a Charing Cross. A entrada na National Portrait Gallery é gratuita.

National Gallery (400 m da estação Piccadilly)

Fundada em 1824, na Trafalgar Square, essa galeria de arte possui mais de 2 mil pinturas da Europa Ocidental. Essa galeria exibe trabalhos que vão desde a Idade Média até o século XX.

Grandes artistas como Leonardo da Vinci, Rembrandt, Van Gogh e Botticelli têm suas obras expostas naquele local. Como em boa parte dos museus londrinos, a entrada no National Gallery é gratuita. As outras estações de acesso a essa galeria são a Leicester Square e a Charing Cross.

Confira também: Um dos melhores pontos turísticos de Londres – Convent Garden

Onde fazer refeições em Piccadilly Circus?

Caso queira comer ou tomar alguma bebida, a Piccadilly Circus possui um local icônico: o pub Argyll Arms, criado em 1742. Esse local é considerado um patrimônio histórico de Londres, pois até hoje ele representa a divisão dos ambientes que separam os ricos dos pobres.

Outro local interessante para comer é a Honest Burgers. Essa lanchonete vende o hambúrguer do modo mais simples possível, sem variar muito entre o pão e a carne. Para quem curte algo mais simples, essa hamburgueria é uma ótima alternativa.

eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!

eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!

Faça como mais de 87.500 seguidores que descobriram o básico sobre Londres antes mesmo de chegar na terra da Rainha.